Os responsáveis devem ler todos os comunicados enviados pela Escola para se manterem informados com relação às normas e aos eventos, para poder transmiti-los com clareza a seu filho. Isso o ajudará a se sentir localizado, seguro e, principalmente, inserido num coletivo.

Em caso de dúvidas, solicita-se que os responsáveis procurem o profissional competente para saná-las, evitando tratar questões que exigem maior maturidade com ou diante das crianças, pois isso pode deixá-las ansiosas.

Quando o aluno apresentar uma mudança de comportamento que os responsáveis julguem estar relacionada à sua vida na escola, é importante procurar conversar a esse respeito com a orientadora da classe, que é, juntamente com a professora, a responsável pelo acompanhamento pedagógico e educacional no universo escolar. Responsáveis e educadores têm, em ambientes diferentes, mas complementares, todo o interesse em propiciar um constante bem-estar e pleno desenvolvimento do aluno.