Conhecer as múltiplas facetas da cultura pela vivência de aprendizados compartilhados.

Na Escola Carlitos, no período que compreende os cinco primeiros anos do ensino obrigatório, o aluno adquire atitudes, hábitos e conhecimentos imprescindíveis para uma integração positiva na sociedade.  Ele constrói a base de futuras aprendizagens tanto escolares como de outras vivências em toda a sua vida – conquista o saber fundamental para compreender a realidade e nela atuar com segurança e autonomia.Ensino Fundamental 1 3

Em tal perspectiva, ao longo da etapa, a Escola Carlitos possui altas exigências no que concerne ao ensino sistemático e explícito de conteúdos relacionados ao aprimoramento da leitura e escrita em língua materna, às primeiras aquisições em línguas estrangeiras – espanhol, francês e inglês –, ao domínio do cálculo, à construção de sólidas referências espaciais, temporais e culturais, ao uso de todas as possibilidades de expressão física e artística, à formação de identidade cidadã que respeita o bem comum. 

Os conteúdos referentes a essas aprendizagens são elaborados em situações didáticas que solicitam ao aluno, a partir da intervenção de professores, a memória, a invenção, a imaginação, a atenção, a reflexão, a autonomia, as regras, a organização, o respeito, o espírito de iniciativa e o esforço.. Nesse ambiente, de construção de aprendizagem compartilhada, o aluno elabora seu discurso social – o diálogo e a argumentação oral bem como as possibilidades de expressão não verbal. Aprende a exprimir suas ideias no momento adequado, a escutar os outros, a concluir seus pensamentos a partir de discussão coletiva. Cria registros em várias linguagens. Busca informações em fontes diversas e as organiza de diversas maneiras.

A aprendizagem dos conteúdos disciplinares dessa etapa escolar permite que o aluno ao concluí-la seja capaz de:

  • aceitar sua própria identidade e conhecer suas possibilidades e limitações;
  • adotar hábitos saudáveis de alimentação, sono e higiene com autonomia;
  • atuar com responsabilidade, autonomia e cooperação em seus grupos sociais de referência, respeitando regras específicas do contexto e valores éticos;
  • conhecer e respeitar características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, bem como de outras comunidades;
  • conhecer e utilizar diversas linguagens como forma de representação, expressão e comunicação, além de refletir sobre seus aspectos específicos,
  • conhecer os princípios que regem o meio físico e natural e valorizar sua preservação e melhoria,
  • utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – de maneira convencional, sabendo falar, entender, escrever e ler em diferentes contextos;
  • utilizar as Línguas Espanhola, Inglesa e Francesa – oral e escrita – com relativa autonomia de forma elementar em diferentes contextos;
  • aplicar as operações básicas de cálculo e procedimentos lógicos elementares em diversas situações e usar a linguagem matemática convencional;
  • utilizar suas potencialidades corporais por meio de atividades esportivas e artísticas para favorecer seu desenvolvimento pessoal e maior interação social;
  • utilizar diferentes recursos para buscar novos conhecimentos e realizar seus trabalhos com empenho, de maneira cuidadosa e responsável, individualmente e em equipe;
  • aplicar conhecimentos adquiridos em diferentes contextos;
  • organizar de forma autônoma sua rotina diária, planejando e realizando atividades de lazer e escolares;
  • avaliar seu próprio desempenho em diferentes contextos a partir de critérios pré-estabelecidos.

Ensino fundamental 1  lingua portuguesa 2  Ensino Fundamental 1 4

  • Unidade I 
  • Rua Conselheiro Brotero, 832.
  • CEP:01232-010 - São Paulo - SP
  •  +55 11 3662-9591
  • ver mapa
  • Unidade II
  • Rua Itápolis, 463.
  • CEP: 01245-000 - São Paulo - SP
  • +55 11 3661-8284
  • ver mapa

        Facebook Escola Carlitos

Escola Carlitos - 2017 © Todos os direitos reservados. Produzido por: Plyn