Brincar para aprender. Aprender para brincar. 

ed infantil 4

O ensino infantil na Escola Carlitos tem como principal objetivo auxiliar a criança pequena a adquirir certas atitudes, hábitos e conhecimentos que favorecem a conquista de sua autonomia, de seu eu aprendiz em contexto coletivo. Nessa etapa é proporcionado principalmente o encontro de suas referências e de seu lugar em um grupo de sua idade para que, aos poucos, ao aprender as regras de vida coletiva e os caminhos do conhecer, a criança possa formar sua identidade estudante. 

Essa escolarização inicial apoia-se sobre a capacidade da criança de imitação e invenção presente em suas ações no ato de brincar, que é sua atividade natural.

Portanto os contextos lúdicos são as ocasiões privilegiadas pela Escola Carlitos para engajar o aluno considerando o ritmo pessoal do desenvolvimento de cada um, no sentido de estimular seu desejo de aprender, diversificar suas experiências sensoriais, motoras, afetivas, intelectuais e enriquecer sua compreensão. Ao brincar, a criança é conduzida a explorar meios de vida, a agir num mundo próximo, a imitar o outro, a inventar gestos novos, a se comunicar em todos os âmbitos verbais e não verbais num contexto reflexivo. Suas vivências lúdicas desenvolvem suas possibilidades de observação, de reflexão e de descoberta das riquezas de um universo imaginário em situações didáticas que se prolongam com a interferência do professor. As ações educativas acontecem em situações de aprendizagem de diversos conteúdos num ambiente físico e cultural, rico e diverso.

Tais conteúdos do programa da Escola Carlitos organizam-se em torno de alguns domínios de atividades – a conquista da linguagem oral e a descoberta da escrita; a expressão corporal; a descoberta do mundo; o uso da sensibilidade, imaginação e criação; o conviver.

A aquisição desses conteúdos permite que a criança ao final da etapa infantil seja capaz de:

  • valorizar sua identidade pessoal e perceber-se numa comunidade escolar diversa da família;
  • estabelecer relacionamentos sociais a partir de vínculos positivos com adultos e crianças mediante atitudes de ajuda e colaboração;
  • suportar frustrações com certa tranquilidade e adequação ao convívio social;
  • utilizar o diálogo como forma de solucionar conflitos afetivos e intelectuais;
  • situar-se no tempo e espaço e exprimir o conhecimento das relações espaciais e temporais relacionadas a situações da vida cotidiana por meio de linguagem convencional;
  • observar e explorar o ambiente físico com uma atitude de curiosidade e cuidado;
  • compreender e executar solicitações simples;
  • saber realizar um trabalho com ajuda do adulto seguindo os passos de planejamento, execução e avaliação;
  • demonstrar controle sobre seu próprio corpo ao usar suas capacidades motoras e expressivas;
  • situar-se no real e no imaginário;
  • conhecer e valorizar diversas manifestações culturais: literárias, musicais, plásticas, entre outras;
  • participar de comunicações orais, entendendo e usando mensagens em diferentes contextos;
  • entender a Língua Portuguesa;
  • conhecer diferentes suportes de escrita – livros, jornais, revistas;
  • relacionar a escrita com os sons da fala demonstrando entender o código alfabético;
  • escrever certas palavras pertencentes ao cotidiano de sua classe em letra de forma ou manuscrita;
  • reconhecer línguas estrangeiras pela identificação de alguns elementos próprios de cada uma;
  • usar diferentes linguagens como forma de expressão simbólica que represente aspectos da realidade vivida, conhecida e imaginada;
  • usar valores estéticos em suas produções e exprimir suas preferências ao realizá-las. 

    ed infantil 1    ed infantil 3

  • Unidade I 
  • Rua Conselheiro Brotero, 832.
  • CEP:01232-010 - São Paulo - SP
  •  +55 11 3662-9591
  • ver mapa
  • Unidade II
  • Rua Itápolis, 463.
  • CEP: 01245-000 - São Paulo - SP
  • +55 11 3661-8284
  • ver mapa

        Facebook Escola Carlitos

Escola Carlitos - 2017 © Todos os direitos reservados. Produzido por: Plyn