Frequentar e realizar Artes Visuais

Pensa-se, na Escola Carlitos, que os ensinamentos artísticos são essenciais para o equilíbrio de uma pessoa, pois valorizam e desenvolvem a inteligência racional e sensível – intuição, imaginação, invenção. As sensações estéticas enriquecem a percepção do real, abrem o espírito para uma diversidade de situações, permitindo a reflexão e a expressão dos sentimentos em si.

A experiência estética é insubstituível, pois confere um sentido mais profundo às emoções, abre novos horizontes à imaginação e provoca o uso intenso da sensibilidade. Fornece referências que enriquecem as capacidades de compreensão e expressão, bem como auxiliam a desenvolver o espírito de iniciativa de cada um.

A prática artística constitui a base do curso de Artes Visuais na Escola Carlitos. Ela abrange diversos campos – desenho, pintura, escultura, fotografia, cinematografia –, fundamentando-se na aprendizagem de noções primordiais, como espaço, cor, luz, matéria, suporte, etc.

O aluno formula intenções, concebe e elabora um projeto pessoal ou coletivo a partir da escolha de componentes estéticos e de modalidades e meios técnicos que lhe pareçam mais adequados a sua realização. A aquisição de procedimentos técnicos e certos conceitos o auxilia na realização dos seus projetos, capacitando-o a responder positivamente aos vários obstáculos que encontra no seu caminho artístico.

Ao praticar arte, o estudante estabelece laços entre seus conhecimentos conceituais e técnicos e seus gostos pessoais manifestos na obra que realiza. Assim, produz pensamento original e se capacita a transferir a aprendizagem adquirida a vários domínios, ao elaborar um trabalho expressivo.Artes 1

Cumpre salientar que o aluno realiza esse percurso coletivamente, em sala de aula. O ensino de Artes Visuais, por consequência, tem como objetivo a construção de uma cultura comum e um repertório artístico compartilhado por todos. O conjunto de saberes adquirido pelo coletivo se torna instrumento para que cada um construa seu próprio conhecimento e sua expressão artística.

Nessa perspectiva, a sensibilidade artística e as capacidades de expressão são desenvolvidas pela prática e pelo conhecimento das referências culturais da História das Artes Visuais.

Cantar e vivenciar a prática instrumental

No curso de Educação Musical da Escola Carlitos, escutar, interpretar e descobrir o processo de criação musical são as principais atividades propostas ao longo da escolaridade. São vivências que se enriquecem mutuamente. Dessa forma, o trabalho de interpretação vocal ou instrumental confere referências para uma melhor escuta e apreciação.

Considera-se também que o conhecimento de repertório variado e a descoberta dos elementos que caracterizam os diversos gêneros contribuem para que o aluno ultrapasse os obstáculos de interpretação.

Possuir um repertório artístico – musical, visual, teatral e literário – de excelência

Desde que o Homem passou a se organizar em sociedade, a Arte representa uma forma primordial de expressão e comunicação. Nos diferentes campos disciplinares, as produções artísticas da humanidade – músicas, pinturas, textos literários – dão apoio ou ilustram os conteúdos ensinados. É objetivo da Escola Carlitos, portanto, que, ao longo de seu processo escolar, o estudante construa um repertório rico de obras de excelência nos diversos campos do universo artístico.

Conhecendo obras importantes e o patrimônio cultural da humanidade, o aluno vê-se diante da possibilidade de comparar, relacionar, criticar e se inspirar, por meio da compreensão de referências intertextuais. Assim, recria e, acima de tudo, escolhe aquilo de que gosta, obtendo prazer no contato com a Arte.

ed artistica EFI 1       ed artistica EFI 1 2

• Unidade I