Usar suas potencialidades corporais em atividades esportivas e artísticas

O curso de Educação Física na Escola Carlitos propõe aprendizagens relacionadas às práticas físicas esportivas e artísticas, entendidas como necessárias para a saúde mental e corporal do indivíduo.

As crianças e os adolescentes passam por diferentes momentos sensíveis durante o seu crescimento. Faz-se, então, necessário o exercício de coordenação de gestos e movimentos que favoreçam a harmonia e o equilíbrio corporal.

Nesse sentido, as vivências artísticas e esportivas que valorizam o corpo e seu movimento permitem, em diferentes situações, a cooperação entre os alunos ao realizarem atividades juntos, em torno de um mesmo objetivo. O contexto de expressão corporal coletiva, competição esportiva, jogo ou apresentação artística favorece a colaboração, o esforço, o respeito aos padrões de segurança, a intenção estética do gesto e a conformidade das regras. Por exemplo, ao jogar o aluno tem que conciliar sua vontade legítima de vencer com o respeito ao outro.

Nas atividades artísticas, como na dança e no teatro, o aluno trabalha seus movimentos cotidianos com novas expressões estéticas. Também aprende a usar encadeamentos de ações expressivas diante de um público.

Ed fisica 2educacao fisica EFI 1educacao fisica EFII 1