A Escola Carlitos fundamenta sua interferência educacional em uma série de princípios.

A escola é espaço público de exercício da vida pública

A Escola é, para o aluno, o espaço que, intencionalmente, o auxilia na superação da cultura do individualismo, substituindo-a pela cultura da realização cooperativa. Em todas as etapas escolares, possibilita a vivência de normas que facilitam a convivência com as diferenças, a aquisição de saberes e de formas adequadas de comunicação. As práticas escolares o preparam para a vida pública, presente e futura, e o ensinam a lidar com os anseios e as frustrações pessoais, de modo a conquistar o prazer na convivência com os outros.

A escola é laica e respeita a diversidade

A Escola não assegura qualquer educação religiosa, pois acredita que tal formação deve ser dada pela família. Valoriza a convivência de todos os credos religiosos no espaço escolar, estimulando uma troca enriquecedora e respeitosa, educando o aluno para a alteridade.

Por ser laica, a Escola não comemora nenhuma data religiosa. No entanto, os costumes e outros conhecimentos relacionados a essas datas podem ser trazidos para a sala de aula pelos alunos, pois considera a aprendizagem da diversidade uma experiência enriquecedora.

A escola amplia e organiza conhecimentos

A Escola é a instituição educacional que propicia ao sujeito adquirir, de maneira sistemática, os saberes construídos pela humanidade. Proporciona, assim, que as experiências imediatas e desorganizadas se tornem um corpus de conhecimento que permita ao aluno conhecer e transformar o meio ao seu redor.

Na Escola se aprende a aprender

Na Escola Carlitos, o aluno entra em contato com estratégias eficientes de aprendizagem, utilizando-as, gradativamente, com autonomia para a aquisição de novos conhecimentos. Aprende a avaliar, transformar e ampliar seus próprios saberes por meio do desenvolvimento de competências metodológicas – levantamento e comprovação de hipóteses, busca de conhecimentos e elaboração de registros. Além disso, o aluno desenvolve atitudes e comportamentos favoráveis à aprendizagem – planejamento, atenção, observação, esforço, curiosidade –, de modo a realizar um trabalho tanto prazeroso quanto responsável.

O ensino da língua materna é tarefa primordial da Escola

Cabe à educação formal cultivar as habilidades de fala, escuta, leitura e escrita – fatores de inserção social. Na Escola, o aluno encontra e exercita todas as manifestações da língua portuguesa de maneira intensa, extensa, profunda e sistemática, aprendendo a comunicar, informar e aprender.

A Escola propicia o conhecimento da diversidade linguística e cultural

A Escola organiza um aprendizado interlinguístico diferenciado em sua concepção do bilíngue, normalmente direcionado somente ao aprendizado do inglês como representante das línguas estrangeiras.

O currículo da Escola Carlitos oferece a aprendizagem de várias línguas – a espanhola, a francesa e a inglesa –, a partir do estabelecimento de relações entre seus elementos linguísticos, considerando-os em seu contexto cultural. Essa perspectiva amplia a visão de mundo do aluno, fortalecendo a construção de sua identidade a partir da descoberta da diferença.

A educação escolar situa o estudante no presente e lhe transmite o conhecimento herdado

É missão da educação formar pessoas livres, conscientes e engajadas. A Escola favorece o contato de seu aluno com a realidade e preocupa-se em desenvolver o hábito de refletir sobre a contemporaneidade e vivê-la de maneira intensa. Nesse sentido, a leitura e a criação de jornais e revistas pautados na atualidade, bem como o incentivo à fala e à escrita crítica, fazem parte do cotidiano escolar.

O acervo cultural e sua relação com o presente é valorizado perante o aluno. A Escola acredita que só se pode pensar e viver a partir do que já foi pensado e vivido, de modo a compreender o conhecimento herdado nos mais diversos âmbitos da experiência humana, construída no saber codificado.