O aluno da Escola Carlitos aprende os saberes elaborados pela humanidade e as referências do mundo no qual está inserido. Constrói assim, a formação de uma identidade social e cultural que o acompanhará ao longo da sua vida.

As aprendizagens desenvolvidas pelo aluno da Escola Carlitos, do início da Educação Infantil ao final do Ensino Fundamental, propiciam o compartilhamento da construção de referências de seu meio. O aluno constrói uma cultura comum através do aprendizado de conteúdos – fatos, conceitos, procedimentos e atitudes – relacionados ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, sociais, afetivas e sensório-motoras, que possibilitem a formação de indivíduos não só sábios, mas também respeitosos e responsáveis na vida em comunidade.

De maneira progressiva e integrada, o currículo de cada disciplina – Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Artes Visuais, Música, Educação Física, História, Geografia, Ciências e Tecnologia, Matemática – visa conquistar competências que o aluno mobilizará tanto na sala de aula quanto em outros contextos fora do ambiente escolar.