Na Escola Carlitos, o ensino da literatura, singular, intenso e consciente se inscreve nos programas desde a primeira escolarização dos alunos. Acredita-se que o conhecimento das obras literárias notáveis, do patrimônio ou da atualidade, fornece a todos um saber sobre um mundo, certamente imaginário, mas que permite melhor compreender e estar no próprio mundo. Bem como, a recriação literária pelo ato de escrever e ilustrar principalmente com base na leitura dessas obras e na própria imaginação, torna o sujeito criador cultural em seu próprio tempo.

Na perspectiva de afirmar, valorizar esse aprendizado literário, e tornar visível face a comunidade escolar, o caminho que o aluno percorre ao construí-lo, acontece na Escola, todos os anos, uma Semana Literária.
Esse evento artístico promove o conhecimento literário como essencial da cultura. Ocorre em ambiente lúdico, prazeroso, agradável ao olhar e aos ouvidos, unindo gerações em torno do que foi aprendido e criado por alunos de todas as idades.

A ocasião integra várias ações, algumas preparadas e apresentadas pelos estudantes e outras por profissionais do mundo literário. Entre elas, tem-se o diálogo com escritores, as exposições de escritos, a contação e leitura de histórias, o sarau de poesias, a mostra de livros, a oficina de ilustração e a dramatização de obras literárias. A cada ano um aspecto central da literatura é escolhido para unir todas as atividades, algumas preparadas pelos alunos, outras por pais e profissionais de literatura, com o intuito de provocar no participante o estabelecimento de relações entre os conteúdos apresentados com base em reflexões, lembranças e descobertas.

Principalmente, a Semana Literária propicia o compartilhamento intergeracional de emoções, preferências e memórias, que culmina em grandes diálogos sobre a cultura literária.Conversas ricas e agradáveis que despertam a vontade de frequentar o mundo da literatura.

semana literaria unidade 1 f