festa junina unidade 2

As festas juninas são celebrações dos dias de Santo Antônio, São Pedro e São João. Na Escola Carlitos, instituição laica, acontecem totalmente desvinculadas do seu caráter religioso relacionadas ao seu significado cultural – tradição portuguesa inserida no Brasil, principalmente nos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras, que ao longo do tempo ficou presente em quase todos os lugares com significados ligados ao contexto local.Em comemoração às Festas Juninas, realizam-se eventos com danças, comidas e brincadeiras típicas do folclore brasileiro.

Na Escola, anualmente no mês de junho, ocorrem três festas juninas, cada qual destinada a uma determinada faixa etária. Os festejos ocorrem em formatos diversos atendendo às finalidades educativas adequadas às necessidades dos participantes. Dessa forma, o festejo junino é considerado pela Escola como importante manifestação popular de várias comunidades brasileiras, que deve ser aprendida pelosalunos em seus diferentes âmbitos – histórico, cultural e artístico. Essa aprendizagem se desenvolve, ano a ano, no contexto de preparação da festa, com base no resgate e
transformação das tradições juninas nas diversas regiões do Brasil e mesmo de Portugal.

A festa das classes da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental acontece na Escola e integra alunos, familiares e educadores em torno do que é vivenciado pelas crianças no espaço escolar durante o período que antecede a festa – danças, brincadeiras, cheiros, sabores... O compartilhar se dá ao som da sanfona e viola tocadas ao vivo sob o colorido de inúmeras bandeirinhas, que convida à diversão.

A festa das classes de 2o, 3o e 4o ano do Ensino Fundamental é destinada a alunos e educadores. Realiza-se em ambiente rural, num sítio próximo à cidade de São Paulo, durante um dia, resgatando tradições do festejo em espaço campestre. A ocasião possibilita agradável convívio entre os alunos de várias idades em torno de brincadeiras, refeições típicas do campo e danças que vão da quadrilha e da dança da fita sulinas à representação do boi-bumbá do nordeste.

A festa das classes de 5o, 6o, 7o, 8o e 9o ano do Fundamental ocorre na Escola e sua organização cabe quase que inteiramente aos alunos do 9o ano. É oportunidade para os estudantes exercerem a capacidade de gestão ao prever orçamento, criar a estética do espaço, levantar necessidades relacionadas à alimentação, às brincadeiras, às danças... Sobretudo, tal processo os conduz a realização de um lindo festejo junino que expressa o que aprenderam ao longo da escolaridade e convida todos a participar dele com alegria e encantamento.

festa junina pequenos 3