Quando a criança vai pela primeira vez à escola, vivencia a ausência, momentânea, daquilo que lhe é familiar – seus responsáveis, sua casa, seus brinquedos, sua rotina. Ela se vê frente a frente com novos desafios apresentados por outro meio social, tais como o relacionamento com crianças e adultos estranhos para ela e a vivência de uma rotina estruturada a partir de situações de aprendizagem diversificadas, planejadas pelo professor.

Essas situações regulam as relações afetivas entre crianças e adultos e proporcionam o desenvolvimento de capacidades diversas em diferentes âmbitos, como os das linguagens oral, escrita, matemática, plástica, musical, e a descoberta do eu e do mundo. São prioritariamente coletivas, organizam a vida do grupo e ensinam atitudes e procedimentos que só podem ser aprendidos num espaço social mais amplo.

O início na Escola Carlitos pressupõe um período de adaptação cuidadosamente planejado pela equipe pedagógica e vivenciado em parceria com as famílias. No ciclo 1 – Grupos 1 a 4, a adaptação começa por uma entrevista com os responsáveis, realizada pela orientadora pedagógica, que visa esclarecer dúvidas e obter informações sobre os hábitos, preferências entre outras informações sobre a criança que auxiliem as professoras a tornar a vivência de separação dos pais e entrada num ambiente desconhecido menos angustiante.

No que tange aos grupos 1 e 2, delimita-se um período menor do que 5 horas de permanência na Escola nos primeiros dias, para que a criança se adapte. Esse período passará a ser de 5 horas assim que o aluno estiver adaptado.

Pede-se que um adulto responsável pela criança permaneça na Escola, num espaço extraclasse, para auxiliar nesse processo.