Quando a criança vai pela primeira vez à Escola, vivencia a ausência, momentânea, daquiloquelheéfamiliar– seuspais, suacasa, seusbrinquedos, sua rotina. Ela se vê frente a frente com novos desafios apresentados por outro meio social, tais como o relacionamento com crianças e adultos estranhos para ela e a vivência de uma rotina estruturada a partir de situações de aprendizagem diversificadas, planejadas pelo professor.
Essas situações regulam as relações afetivas entre crianças e adultos e proporcionam o desenvolvimento de capacidades diversas em diferentes âmbitos, como os das linguagens oral, escrita, matemática, plástica, musical e a descoberta do eu e do mundo. São prioritariamente coletivas, organizam a vida do grupo e ensinam atitudes e procedimentos que só podem ser aprendidos em um espaço social mais amplo.
O início na Escola Carlitos pressupõe um período de adaptação cuidadosamente planejado pela equipe pedagógica e vivenciado em parceria com as famílias. No Ciclo 1 (Grupos 1 a 4), a adaptação começa por uma entrevista com os pais, realizada pela orientadora pedagógica, que visa a esclarecer dúvidas e obter informações sobre os hábitos, preferências, entre outras informações sobre a criança que auxiliem as professoras a tornar a vivência de separação dos pais e entrada em um ambiente desconhecido menos angustiante.
No que tange aos Grupos 1 e 2, delimita-se um período menor do que 4 horas de permanência na Escola nos primeiros dias para que a criança se adapte. Esse período passará a ser de 4 horas assim que o aluno estiver adaptado.
Pede-se que um adulto responsável pela criança permaneça na Escola, em um espaço extraclasse, para auxiliar nesse processo.