Usar suas potencialidades corporais em atividades esportivas e artísticas

O curso de Educação Física na Escola Carlitos propõe aprendizagens relacionadas às práticas físicas esportivas e artísticas, entendidas como necessárias para a saúde mental e corporal do indivíduo.

As crianças e os adolescentes passam por diferentes momentos sensíveis durante o seu crescimento. Faz-se, então, necessário o exercício de coordenação de gestos e movimentos que favoreçam a harmonia e o equilíbrio corporal.

Nesse sentido, as vivências artísticas e esportivas que valorizam o corpo e seu movimento permitem, em diferentes situações, a cooperação entre os alunos ao realizarem atividades juntos, em torno de um mesmo objetivo. O contexto de expressão corporal coletiva, competição esportiva, jogo ou apresentação artística favorece a colaboração, o esforço, o respeito aos padrões de segurança, a intenção estética do gesto e a conformidade das regras. Por exemplo, ao jogar o aluno tem que conciliar sua vontade legítima de vencer com o respeito ao outro.

Nas atividades artísticas, como na dança e no teatro, o aluno trabalha seus movimentos cotidianos com novas expressões estéticas. Também aprende a usar encadeamentos de ações expressivas diante de um público.

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Frequentar e realizar Artes Visuais

Pensa-se, na Escola Carlitos, que os ensinamentos artísticos são essenciais para o equilíbrio de uma pessoa, pois valorizam e desenvolvem a inteligência racional e sensível – intuição, imaginação, invenção. As sensações estéticas enriquecem a percepção do real, abrem o espírito para uma diversidade de situações, permitindo a reflexão e a expressão dos sentimentos em si.

A experiência estética é insubstituível, pois confere um sentido mais profundo às emoções, abre novos horizontes à imaginação e provoca o uso intenso da sensibilidade. Fornece referências que enriquecem as capacidades de compreensão e expressão, bem como auxiliam a desenvolver o espírito de iniciativa de cada um.

A prática artística constitui a base do curso de Artes Visuais na Escola Carlitos. Ela abrange diversos campos – desenho, pintura, escultura, fotografia, cinematografia –, fundamentando-se na aprendizagem de noções primordiais, como espaço, cor, luz, matéria, suporte, etc.

O aluno formula intenções, concebe e elabora um projeto pessoal ou coletivo a partir da escolha de componentes estéticos e de modalidades e meios técnicos que lhe pareçam mais adequados a sua realização. A aquisição de procedimentos técnicos e certos conceitos o auxilia na realização dos seus projetos, capacitando-o a responder positivamente aos vários obstáculos que encontra no seu caminho artístico.

Ao praticar arte, o estudante estabelece laços entre seus conhecimentos conceituais e técnicos e seus gostos pessoais manifestos na obra que realiza. Assim, produz pensamento original e se capacita a transferir a aprendizagem adquirida a vários domínios, ao elaborar um trabalho expressivo.Artes 1

Cumpre salientar que o aluno realiza esse percurso coletivamente, em sala de aula. O ensino de Artes Visuais, por consequência, tem como objetivo a construção de uma cultura comum e um repertório artístico compartilhado por todos. O conjunto de saberes adquirido pelo coletivo se torna instrumento para que cada um construa seu próprio conhecimento e sua expressão artística.

Nessa perspectiva, a sensibilidade artística e as capacidades de expressão são desenvolvidas pela prática e pelo conhecimento das referências culturais da História das Artes Visuais.

Cantar e vivenciar a prática instrumental

No curso de Educação Musical da Escola Carlitos, escutar, interpretar e descobrir o processo de criação musical são as principais atividades propostas ao longo da escolaridade. São vivências que se enriquecem mutuamente. Dessa forma, o trabalho de interpretação vocal ou instrumental confere referências para uma melhor escuta e apreciação.

Considera-se também que o conhecimento de repertório variado e a descoberta dos elementos que caracterizam os diversos gêneros contribuem para que o aluno ultrapasse os obstáculos de interpretação.

Possuir um repertório artístico – musical, visual, teatral e literário – de excelência

Desde que o Homem passou a se organizar em sociedade, a Arte representa uma forma primordial de expressão e comunicação. Nos diferentes campos disciplinares, as produções artísticas da humanidade – músicas, pinturas, textos literários – dão apoio ou ilustram os conteúdos ensinados. É objetivo da Escola Carlitos, portanto, que, ao longo de seu processo escolar, o estudante construa um repertório rico de obras de excelência nos diversos campos do universo artístico.

Conhecendo obras importantes e o patrimônio cultural da humanidade, o aluno vê-se diante da possibilidade de comparar, relacionar, criticar e se inspirar, por meio da compreensão de referências intertextuais. Assim, recria e, acima de tudo, escolhe aquilo de que gosta, obtendo prazer no contato com a Arte.  

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Compreender o mundo e desenvolver o senso de justiça

O aprendizado de História e Geografia possibilita a elaboração de conhecimentos relativos à história da humanidade e dos territórios em que ela se organizou ao longo do tempo. O programa de História não se limita ao estudo cronológico, mas prioriza a aprendizagem de conteúdos que permitam o estabelecimento de relações entre os acontecimentos e seu significado no contexto geral da época. No mesmo sentido, a aprendizagem dos conteúdos geográficos permite a memorização das localizações e das mudanças econômicas, culturais e demográficas, com o propósito de levar o aluno a perceber as relações entre as paisagens, as civilizações e as suas organizações políticas e sociais.

Os cursos de História e Geografia propiciam o desenvolvimento de competências específicas, tais como ler e interpretar documentos, identificar, confrontar e criticar informações em textos, imagens e mapas. No processo de elaboração de conhecimento do mundo de ontem e de hoje, o aluno entende a noção de continuidade e ruptura, identidade e alteridade. Constrói e reconstrói a sua visão de mundo e seu senso crítico, o que lhe permite se engajar progressivamente em questões pertinentes à sua realidade.

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Possuir cultura científica e tecnológica para entender o mundo

A Escola se responsabiliza por propiciar ao aluno acesso à cultura científica necessária para que ele elabore uma representação coerente do mundo e uma compreensão de seu ambiente. No curso de ciências experimentais, o aluno aprende conteúdos que lhe possibilitam entender, narrar e descrever o mundo real – o da natureza, constantemente transformado pela atividade humana –, o que lhe propicia agir considerando as consequências das ações do homem.

Os estudos científicos permitem ao estudante distinguir fatos de hipóteses, e o que é verificável do que pertence ao universo das crenças e opiniões. A vivência intensa de situações em que a observação, o questionamento, a manipulação e a experimentação estão presentes é essencial, devendo ocorrer em todas as etapas de aprendizagem. Esse processo faz com que o gosto e o interesse pela ciência e suas técnicas se desenvolvam desde a mais tenra idade. O percurso experimental de aquisição de saberes também desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico a respeito do progresso científico e técnico.

A Escola procura apresentar ao aluno uma visão crítica das ciências e das técnicas. Para tal, mobiliza não só os recursos pertinentes às disciplinas, mas também os de outras áreas, bem como a história da construção dos saberes científicos. 

A cultura digital impõe o uso racional da informática, multimídia e internet. Na Escola Carlitos, as vivências do aluno com esses meios objetivam não só a aprendizagem de procedimentos e conceitos, mas, principalmente, o uso ético dos mesmos

A informática, a multimídia e a internet são expedientes que, atualmente, permeiam os domínios econômicos, sociais e culturais. São objetos de uma aprendizagem empírica, que demanda um conjunto de competências, permitindo ao aluno utilizar de maneira consciente, reflexiva e eficiente os recursos técnicos de que dispõe.

Essas competências são adquiridas de maneira progressiva, por meio de atividades relevantes, elaboradas em diferentes campos disciplinares, pelo uso de recursos tecnológicos em produções concretas, ao longo do percurso escolar, de modo a favorecer a comunicação e a informação. Nesse contexto, o aluno deve ser capaz de criticar as informações disponíveis e ser responsável ao usar as ferramentas interativas.

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Aplicar os princípios e processos da Matemática, demonstrando saber seus conceitos e procedimentos

O aprendizado em Matemática fornece ao aluno recursos para escolher, decidir e agir na vida cotidiana. Desenvolve o pensamento lógico, as capacidades de abstração e visão espacial a partir do uso de fórmulas, modelos, gráficos e diagramas relacionados a estudos numéricos, geográficos, organização e gestão de dados.

Este percurso de aprendizagem exige demonstração, raciocínio, imaginação e análise crítica, propiciando a formação do gosto pela resolução de desafios por meio da reflexão, da demonstração e da argumentação.

O domínio dos principais elementos da Matemática se constrói, principalmente, pela prática de resolução de problemas que envolvem a reflexão sobre conceitos numéricos e geométricos. Cabe ao aluno elaborar e organizar dados com objetividade, usando a linguagem matemática para raciocinar e registrar. 

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