A Escola Carlitos procura estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e, dentro do possível, interfere nesse aspecto junto ao aluno. Traz informações sobre a relação entre alimentação e saúde, e procura definir algumas regras para as refeições feitas na Escola.

O lanche trazido deve estar acondicionado, na mochila ou lancheira, separado das roupas e de outros objetos. Deve compor-se de alimentos sólidos, saudáveis e não perecíveis rapidamente, como frutas (secas ou frescas), legumes, pão com queijo, requeijão, manteiga, mel, geleia, bolo e bolachas sem recheio.

Solicita-se que o aluno dos grupos 1 e 2 da manhã traga somente uma fruta e queijo, bolacha ou pão integral.A Escola fornece, diariamente, leite ou suco, preparados pouco antes de seu consumo. Às sextas-feiras é servido bolo para os alunos a partir do grupo 3, sendo desnecessário o envio de lanche.

O aluno dos Grupos 1 e 2 que use mamadeira deve manter uma na escola, e, se necessário, um copo com tampa. Ambos serão devolvidos no final do ano.

Aniversários

A comemoração do aniversário pode ocorrer na Escola, na companhia de seu professor e colegas de classe, durante o horário do lanche. Deve ser um momento simples, íntimo e afetuoso, portanto, sem filmagens, animações e objetos de decoração que interfiram na dinâmica do trabalho. Solicita-se que o aniversariante não traga “lembrancinhas” e que seus colegas não tragam presentes.

O aluno da Educação Infantil pode trazer um bolo, um prato de doces e de salgados prontos para consumo. Não é permitido trazer refrigerantes, pois o suco é servido normalmente pela escola. Pode-se enviar uma máquina fotográfica para que seja registrado o momento do “Parabéns a você”. A professora deve ser consultada com antecedência sobre a data da comemoração para incluí-la na rotina da classe.