A Escola Carlitos procura estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e, dentro do possível, interfere nesse aspecto junto à criança. Traz informações sobre a relação entre alimentação e saúde, e procura definir algumas regras para as refeições feitas na Escola.
O cardápio do almoço – servido nos dias em que o estudante permanece no espaço escolar em período integral – é supervisionado por um médico e uma nutricionista e está disponível no site da escola.
Nos dias em que a criança permanecer na escola em período integral, um intervalo de uma hora e meia será dado para o almoço, em casa ou na escola. Aquele que almoçar em casa deverá retornar somente no horário do início das aulas da tarde.
Os responsáveis que optarem pelo almoço na Escola devem encomendá-lo no final de cada mês, para o mês seguinte.
O lanche trazido deve estar acondicionado, na mochila ou lancheira, separado das roupas e de outros objetos. Deve compor-se de alimentos sólidos e saudáveis, como frutas – secas ou frescas-, legumes, pão com queijo, requeijão, manteiga, mel, geleia, bolo e bolachas sem recheio. Não são permitidos alimentos embutidos, frituras e produtos ultraprocessados (como salgadinhos, refrigerantes e doces).
A Escola fornece diariamente suco, preparado pouco antes de seu consumo. Às sextas-feiras é servido bolo para as crianças a partir do Grupo 3, sendo opcional o envio de lanche.
