Adquirir uma real autonomia para ser sujeito conscientemente integrado no meio social e cultural.

Nesse momento escolar os alunos vãopelas aprendizagens aproximar-se progressivamente do universo culto dos adultos, formando gradativamente uma identidade própria separada da familiar. Delineia seu caráter enquanto descobre seu lugar na vida pública e os caminhos de acesso ao futuro desejado. Tem necessidades de referências que lhe assegurem suas condutas e fundamentem seu imaginário.ensino fundamental II 4

Assim, o ensino na Escola Carlitos neste período escolar, propicia aos alunos um aprofundamento dos conhecimentos disciplinares a partir da elaboração do maior número de relações entre fatos, conceitos, princípios e atitudes, numa perspectiva de lhes possibilitar compreender a realidade e nela interferir de forma consciente. Aprendem principalmente métodos de trabalho individuais e coletivos de assimilação de conhecimentos, bem como a desenvolver o discurso argumentativo e espírito crítico, no estudo das questões econômicas, politicas, sociais e culturais do mundo.

No plano afetivo, em decorrência da idade, o desejo de independência dos alunos é bem acentuado, o que permite a Escolaestimular cotidianamente uma atuação responsável em todos os âmbitos. Na Carlitos, o jovem vivencia o respeito ao corpo, ao outro, às instituições, ao patrimônio, ao conhecimento e à própria prevenção aos problemas do mundo atual.

Ao final dessa etapa escolar as aprendizagens conquistadas formam um jovem capaz de:

  • emitir seu próprio juízo de valor em relação aos direitos e deveres dos cidadãos e relacioná-los com os mecanismos e valores que regem a sociedade;
  • conhecer, respeitar e preservar as características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, e o de outras comunidades;
  • reconhecer a interferência do desenvolvimento científico e tecnológico no meio físico e social e construir análises críticas em relação a essa influência;
  • compreender que seus próprios atos e decisões têm consequências para sua saúde física, psicológica, social e para o coletivo;
  • valorizar a reflexão, o esforço e a superação de dificuldades;
  • ter uma autoimagem positiva, usar suas características e possibilidades de maneira produtiva e autônoma;
  • utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – como meio de expressão, comunicação e reflexão crítica, com total autonomia, em diferentes contextos;
  • utilizar a Língua Espanhola, Francesa e Inglesa com autonomia, em diferentes contextos;
  • usar as mais diversas fontes de informações para obter, selecionar e transmitir novos conhecimentos, de maneira cuidadosa, criteriosa e responsável;
  • identificar e resolver problemas de diversos campos do conhecimento, usando procedimentos intuitivos ou raciocínio lógico, e refletir sobre o caminho percorrido;
  • envolver-se e realizar trabalhos sociais extra-escolares.

    ensino fundamental II 1  ensino fundamental II 3  ensino fundamental II 2

Conhecer as múltiplas facetas da cultura pela vivência de aprendizados compartilhados.

Na Escola Carlitos, no período que compreende os cinco primeiros anos do ensino obrigatório, o aluno adquire atitudes, hábitos e conhecimentos imprescindíveis para uma integração positiva na sociedade.  Ele constrói a base de futuras aprendizagens tanto escolares como de outras vivências em toda a sua vida – conquista o saber fundamental para compreender a realidade e nela atuar com segurança e autonomia.Ensino Fundamental 1 3

Em tal perspectiva, ao longo da etapa, a Escola Carlitos possui altas exigências no que concerne ao ensino sistemático e explícito de conteúdos relacionados ao aprimoramento da leitura e escrita em língua materna, às primeiras aquisições em línguas estrangeiras – espanhol, francês e inglês –, ao domínio do cálculo, à construção de sólidas referências espaciais, temporais e culturais, ao uso de todas as possibilidades de expressão física e artística, à formação de identidade cidadã que respeita o bem comum. 

Os conteúdos referentes a essas aprendizagens são elaborados em situações didáticas que solicitam ao aluno, a partir da intervenção de professores, a memória, a invenção, a imaginação, a atenção, a reflexão, a autonomia, as regras, a organização, o respeito, o espírito de iniciativa e o esforço.. Nesse ambiente, de construção de aprendizagem compartilhada, o aluno elabora seu discurso social – o diálogo e a argumentação oral bem como as possibilidades de expressão não verbal. Aprende a exprimir suas ideias no momento adequado, a escutar os outros, a concluir seus pensamentos a partir de discussão coletiva. Cria registros em várias linguagens. Busca informações em fontes diversas e as organiza de diversas maneiras.

A aprendizagem dos conteúdos disciplinares dessa etapa escolar permite que o aluno ao concluí-la seja capaz de:

  • aceitar sua própria identidade e conhecer suas possibilidades e limitações;
  • adotar hábitos saudáveis de alimentação, sono e higiene com autonomia;
  • atuar com responsabilidade, autonomia e cooperação em seus grupos sociais de referência, respeitando regras específicas do contexto e valores éticos;
  • conhecer e respeitar características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, bem como de outras comunidades;
  • conhecer e utilizar diversas linguagens como forma de representação, expressão e comunicação, além de refletir sobre seus aspectos específicos,
  • conhecer os princípios que regem o meio físico e natural e valorizar sua preservação e melhoria,
  • utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – de maneira convencional, sabendo falar, entender, escrever e ler em diferentes contextos;
  • utilizar as Línguas Espanhola, Inglesa e Francesa – oral e escrita – com relativa autonomia de forma elementar em diferentes contextos;
  • aplicar as operações básicas de cálculo e procedimentos lógicos elementares em diversas situações e usar a linguagem matemática convencional;
  • utilizar suas potencialidades corporais por meio de atividades esportivas e artísticas para favorecer seu desenvolvimento pessoal e maior interação social;
  • utilizar diferentes recursos para buscar novos conhecimentos e realizar seus trabalhos com empenho, de maneira cuidadosa e responsável, individualmente e em equipe;
  • aplicar conhecimentos adquiridos em diferentes contextos;
  • organizar de forma autônoma sua rotina diária, planejando e realizando atividades de lazer e escolares;
  • avaliar seu próprio desempenho em diferentes contextos a partir de critérios pré-estabelecidos.

Ensino fundamental 1  lingua portuguesa 2  Ensino Fundamental 1 4

Brincar para aprender. Aprender para brincar. 

ed infantil 4

O ensino infantil na Escola Carlitos tem como principal objetivo auxiliar a criança pequena a adquirir certas atitudes, hábitos e conhecimentos que favorecem a conquista de sua autonomia, de seu eu aprendiz em contexto coletivo. Nessa etapa é proporcionado principalmente o encontro de suas referências e de seu lugar em um grupo de sua idade para que, aos poucos, ao aprender as regras de vida coletiva e os caminhos do conhecer, a criança possa formar sua identidade estudante. 

Essa escolarização inicial apoia-se sobre a capacidade da criança de imitação e invenção presente em suas ações no ato de brincar, que é sua atividade natural.

Portanto os contextos lúdicos são as ocasiões privilegiadas pela Escola Carlitos para engajar o aluno considerando o ritmo pessoal do desenvolvimento de cada um, no sentido de estimular seu desejo de aprender, diversificar suas experiências sensoriais, motoras, afetivas, intelectuais e enriquecer sua compreensão. Ao brincar, a criança é conduzida a explorar meios de vida, a agir num mundo próximo, a imitar o outro, a inventar gestos novos, a se comunicar em todos os âmbitos verbais e não verbais num contexto reflexivo. Suas vivências lúdicas desenvolvem suas possibilidades de observação, de reflexão e de descoberta das riquezas de um universo imaginário em situações didáticas que se prolongam com a interferência do professor. As ações educativas acontecem em situações de aprendizagem de diversos conteúdos num ambiente físico e cultural, rico e diverso.

Tais conteúdos do programa da Escola Carlitos organizam-se em torno de alguns domínios de atividades – a conquista da linguagem oral e a descoberta da escrita; a expressão corporal; a descoberta do mundo; o uso da sensibilidade, imaginação e criação; o conviver.

A aquisição desses conteúdos permite que a criança ao final da etapa infantil seja capaz de:

  • valorizar sua identidade pessoal e perceber-se numa comunidade escolar diversa da família;
  • estabelecer relacionamentos sociais a partir de vínculos positivos com adultos e crianças mediante atitudes de ajuda e colaboração;
  • suportar frustrações com certa tranquilidade e adequação ao convívio social;
  • utilizar o diálogo como forma de solucionar conflitos afetivos e intelectuais;
  • situar-se no tempo e espaço e exprimir o conhecimento das relações espaciais e temporais relacionadas a situações da vida cotidiana por meio de linguagem convencional;
  • observar e explorar o ambiente físico com uma atitude de curiosidade e cuidado;
  • compreender e executar solicitações simples;
  • saber realizar um trabalho com ajuda do adulto seguindo os passos de planejamento, execução e avaliação;
  • demonstrar controle sobre seu próprio corpo ao usar suas capacidades motoras e expressivas;
  • situar-se no real e no imaginário;
  • conhecer e valorizar diversas manifestações culturais: literárias, musicais, plásticas, entre outras;
  • participar de comunicações orais, entendendo e usando mensagens em diferentes contextos;
  • entender a Língua Portuguesa;
  • conhecer diferentes suportes de escrita – livros, jornais, revistas;
  • relacionar a escrita com os sons da fala demonstrando entender o código alfabético;
  • escrever certas palavras pertencentes ao cotidiano de sua classe em letra de forma ou manuscrita;
  • reconhecer línguas estrangeiras pela identificação de alguns elementos próprios de cada uma;
  • usar diferentes linguagens como forma de expressão simbólica que represente aspectos da realidade vivida, conhecida e imaginada;
  • usar valores estéticos em suas produções e exprimir suas preferências ao realizá-las. 

    ed infantil 1    ed infantil 3

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean eget tellus ut neque porta accumsan. Curabitur ultricies lacinia urna a tempus. Sed at metus ipsum, nec tincidunt massa. Quisque blandit pellentesque nisl a scelerisque. Suspendisse tempor ligula ut tortor fringilla sed eleifend lectus laoreet. Morbi hendrerit diam ut arcu congue at fringilla dui pretium. Suspendisse tincidunt metus at sapien elementum sed posuere risus imperdiet. Quisque porttitor feugiat sagittis. Nam sed libero urna. Sed quis urna nec turpis mattis molestie. Sed gravida porta enim, vel porta quam lacinia eu. Curabitur tellus dolor, porttitor non malesuada et, aliquet eget ipsum. Fusce dictum faucibus nibh id venenatis. In hac habitasse platea dictumst. Donec iaculis nunc vitae purus convallis nec ullamcorper nisi rhoncus. Suspendisse eu elit at felis laoreet egestas.

Vestibulum vitae nulla ut eros fermentum aliquam. Proin tempus neque sed tellus iaculis non varius est rhoncus. Ut porttitor pharetra lacus, id condimentum neque lobortis eu. Donec ut massa ante, quis ullamcorper nisl. Ut lacinia faucibus tortor, at venenatis neque elementum nec. Maecenas at nulla elit, non posuere arcu. Pellentesque aliquam sagittis erat ac egestas. Pellentesque quis orci velit, eu tristique justo. Ut bibendum, mauris vitae faucibus aliquam, nibh enim interdum ante, sed fermentum odio quam accumsan urna. In cursus bibendum turpis, eget euismod dui iaculis vel.

Aliquam magna leo, egestas sed auctor in, ultricies vitae purus. Vestibulum ornare facilisis justo, at viverra nisi laoreet ut. Sed a metus ut velit pharetra scelerisque. Maecenas sem tortor, ultrices sit amet commodo ut, scelerisque vel nibh. Nunc gravida dictum imperdiet. Maecenas sollicitudin, dui a aliquam tempus, nulla enim mollis dui, nec laoreet lorem velit vel mi. Aenean a gravida neque. Vestibulum molestie pretium adipiscing. Maecenas lobortis bibendum lectus sed iaculis.

  • Unidade I 
  • Avenida Angélica, 352.
  • CEP:01228-000 - São Paulo - SP
  •  +55 11 3662-9591
  • ver mapa
  • Unidade II
  • Rua Itápolis, 463.
  • CEP: 01245-000 - São Paulo - SP
  • +55 11 3661-8284
  • ver mapa

       

Escola Carlitos - 2017 © Todos os direitos reservados. Produzido por: Plyn