É prática pedagógica da Escola Carlitos valorizar a diversidade de materiais didáticos de qualidade e estimular o cuidado e uso adequados dos mesmos.

A equipe de educadores da Escola, após pesquisa criteriosa, providencia, anualmente, jogos, brinquedos, revistas, cadernos, agendas, textos, materiais de artes, equipamentos esportivos e outros instrumentos didáticos adequados e necessários ao desenvolvimento dos projetos educacionais em cada faixa etária.

Além do material escolar de uso individual, que deve ser providenciado pelos responsáveis de cada aluno, a Escola fornece, ao longo do ano letivo, todos os materiais necessários para as diversas atividades - cadernos de todas as disciplinas, agenda, itens para os trabalhos de artes, informática, reprodução de textos e fichas de atividades, projetos especiais, produtos finais e materiais de classe para uso coletivo.

Para essa finalidade, é cobrada uma taxa anual de material, que deve ser paga em duas parcelas, no início do ano (janeiro e fevereiro). Há a possibilidade de o pagamento ser efetuado em janeiro e julho, caso os pais o solicitem. Nesse caso, haverá um acréscimo na parcela de julho em função do aumento dos custos a serem aferidos ao longo do primeiro semestre.

É de responsabilidade do aluno o cuidado e a conservação de seus materiais. Na agenda, devem estar registradas todas as informações solicitadas pelos professores (datas de trabalho, lições de casa, avaliações e uso de material específico). É também na agenda que os responsáveis comunicam estar cientes de questões relativas à organização do aluno (ausência de material, lição de casa e atrasos). Por isso, seu uso é obrigatório em todas as aulas.

A mochila precisa acondicionar todo o material escolar. O uso de celular não é permitido nas dependências da Escola, salvo mediante solicitação do professor.